Perfil multidisciplinar do público mostra interesse no debate sobre água
- Ana Carolina Botelho e Fernanda Palheta
- 22 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Revisão: André Moura
Diferente do perfil exclusivamente acadêmico esperado pela organização, o I Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul conta com público multidisciplinar. Desde geólogos, advogados, empresários e estudantes, a diversidade na procura mostra a atualidade e relevância do tema abordado no evento.
“Nós nos surpreendemos com o perfil do público, esperávamos um público voltado para a academia, com mais pesquisadores e estudantes”, afirma uma integrante da organização, Juliana Casadei. Com grande procura, as vagas foram encerradas com os 200 inscritos. “Muitas pessoas que não conseguiram se inscrever afirmaram que virão para aguardar em fila de espera”, completa.
Interesse de todos - O geólogo Milton Sarati, que trabalha com mineração, meio ambiente e hidrologia, afirma que se inscreveu no evento porque “a abordagem na questão hídrica voltada para os recursos subterrâneos faz parte do meu trabalho”. Para ele, o Simpósio representa uma grande atitude. “O evento é criado, mas sem iniciativa, ele não acontece”.
Ele reforça também a importância do debate sobre as questões hídricas. “Não é falta ou excesso de água. É importante [também] o conhecimento para gestão”, completa. “O tema tem que ser discutido e apresentado para os gestores terem mais embasamento técnico para tomada de decisões”.
Já o empresário Mário Shiraishi, responsável pelo Grupo Shiraishi e presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis (Sinpetro/MS), diz que o principal interesse no evento é o conhecimento para ter responsabilidade na utilização e reutilização dos recursos hídricos. “Nós empresários precisamos aprender com usar de forma correta e eficiente”.
Outro aspecto de interesse foi entender as políticas públicas e as consequências sobre a utilização dos poços artesianos. “Eventos como este possibilitam a troca de informação entre sociedade e poder público”, afirma.
Os acadêmicos de engenharia ambiental da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Gabriela Lazari e Aikel Leão explicaram que o tema abordado no evento está diretamente ligado à área de atuação profissional. “É extremamente importante ficar por dentro deste assunto que é tão atual” afirma Gabriela.
Para Aikel, além da proximidade com a futura profissão, “o evento trás o exemplo e vivência de outros estados, outros lugares. Aqui vamos ter contato com diversas experiências neste ramo, o que é muito importante para nós. Além de conseguirmos desenvolver aqui o que aprendemos na sala de aula”, conclui.
SERVIÇO O 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul é realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Av. Waldir dos Santos Pereira, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3345-7492 ou pelo e-mail lasac.ufms@gmail.com.
Commentaires