Tangara e Zé Viola abrem I Simpósio de Águas Subterrâneas do Estado
- Ana Carolina Botelho
- 22 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

A dupla tem a defesa do meio ambiente como principal tema de suas composições
Revisor: André Moura
A apresentação da dupla regional “Tangara e Zé Viola” marcou a abertura do I Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul, realizado no Dia Mundial da Água, 22 de março, no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. O evento discute questões relacionadas aos aquíferos do Estado, e suas peculiaridades econômicas e sociais.
Abrir o evento com a dupla foi uma forma de reconhecer o envolvimento com a defesa do meio ambiente. Para Tangara, nome artístico de Léo Marques Martins que homenageia a ave presente no sul do estado, “nossa música é um grito, já antigo, de defesa do meio ambiente.” “A música tem simplicidade e toca as pessoas, é um veículo poderoso na conscientização” reforça Zé Francisco, apelidado desde criança de Zé Viola.
O envolvimento com questões ambientais está presente na história da dupla que relata as mudanças que acontecem no estado. “Há anos atrás o Rio Taquarí era um rio volumoso, com mata ciliar e fauna muito grande, hoje o rio está assoreado. Eventos como este nos dá esperança de mudar alguma coisa”, afirma Zé Viola.
História voltada para o meio ambiente
A dupla “Tangará e Zé Viola” teve sua origem no Grupo Dimensão em meados 1979, formado por amigos e com o propósito ecológico regionalista. Após o término do grupo em 2001, a dupla deu continuidade ao projeto de prestigiar a paisagem, a cultura e belezas naturais da região do Pantanal.
SERVIÇO O 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul é realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, localizado na Av. Waldir dos Santos Pereira, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Mais informações pelo telefone (67) 3345-7492 ou pelo e-mail lasac.ufms@gmail.com.
Comments