Palestras e mesa redonda debatem cenário regional de águas subterrâneas e mostram exemplos de outros
- Yasmin Rezende
- 23 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Revisão: André Moura

O segundo dia do Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (23), tem como tema "Diretrizes e exemplos nacionais". Dentre os assuntos específicos de cada palestra, será explorado o cenário e a importância do bom uso das águas subterrâneas do Estado.
Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Campo Grande, o primeiro palestrante será o professor doutor Giancarlo Lastoria. Ele trabalha na área de geociências, com ênfase em hidrogeologia. Na sequência, a geóloga Adriana Niemeyer vai falar sobre a vulnerabilidade do Aquífero Guarani.
Antônio Barsotti, geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral, vai falar sobre as águas minerais do Estado. Após o intervalo, a programação continuará com o geólogo Antônio Carlos Benatti, membro da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul com palestra sobre o abastecimento público regional.
O tema “Monitoramento de águas subterrâneas no Brasil e em Mato Grosso do Sul”, será trabalhado pelo geólogo Guilherme Nogueira, seguido pela geóloga Angélica Haralampidou, que comentará os aspectos de gerenciamento de recursos hídricos.
No período vespertino, o circuito será aberto pela engenheira agrônoma Jeane Dantas, especialista em recursos aquáticos tropicais. O próximo palestrante, o geólogo Osmar José, trará sua experiência em fiscalização, tendo em vista o trabalho que exerce no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.
Também prestando atividades em São Paulo, a geóloga Rosângela Pacini vai falar sobre a participação dela na elaboração de normas e legislações relacionadas aos critérios de qualidade para solo e águas subterrâneas.
Na sequência, o geólogo Nédio Pinheiro discorrerá sobre gerenciamento de recursos hídricos. O presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Cláudio Pereira, falará sobre o trabalho da entidade.
O pós-doutor Ricardo Hirata falará sobre o enfretamento da crise hídrica em cidades brasileiras na última palestra da noite. Em seguida, a gestão de recursos hídricos e as situações de crise serão debatidas durante uma mesa redonda com os palestrantes e o público.
SERVIÇO
O 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul é realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Av. Waldir dos Santos Pereira, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3345-7492 ou pelo e-mail lasac.ufms@gmail.com.
Comments