top of page

Situação das águas subterrâneas em MS precisa ser conhecida pela sociedade, diz organizadora do Simp

  • Brenda Cirino e Tatyane Cance
  • 23 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

Revisão: André Moura A crise hídrica em São Paulo desencadeou debates pelo país, mas qual a peculiaridade desse recurso em Mato Grosso do Sul? Para a professora doutora Sandra Garcia Garbas, é preciso esclarecer à sociedade a situação da água no estado. Ela é uma das organizadoras do 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul, que começa neste domingo (22) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

“Pelo que se passa na mídia, nós podemos reparar que o assunto Águas Subterrâneas não é muito conhecido dentro do estado”, comenta. Segundo ela, a ideia do simpósio surgiu a partir dessas necessidades.

Em novembro do ano passado, o projeto foi aprovado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul),

O evento é realizado em parceria entre o Lasac (Laboratório de Águas Subterrâneas e Áreas Contaminadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Departamento Nacional de Produção Mineral.

A ideia é reunir pesquisadores, empresários, agentes públicos e reguladores e estudantes para debates, mesas redondas e palestras, no intuito de compartilhar informações sobre o uso consciente das águas subterrâneas, discutir políticas nacionais sobre o tema, falar sobre a vulnerabilidade do Aquífero Guarani, além do monitoramento e gerenciamento desse recurso dada a importância dele para o estado.

Na abertura, neste domingo, já confirmaram presença o vereador Eduardo Romero (PT do B), o secretário Jaime Verruck e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O professor doutor João Manoel Filho, geólogo pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), ministrará a palestra "O Fator Social das Águas Subterrâneas", dando início aos debates que se estenderão até terça-feira.

SERVIÇO

O 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul é realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Av. Waldir dos Santos Pereira, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3345-7492 ou pelo e-mail lasac.ufms@gmail.com.

 
 
 

Comments


Realização:

Apoio:

© 2015 por Núcleio de Jornalismo Científico. Criado com Wix.com

bottom of page