Chuvas abaixo da média contribuem para escassez de recursos hídricos em MG
- Jéssika Corrêa
- 24 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

Edição: Adrielle Santana e Amanda Bogo
Desde 2012, Minas Gerais tem registrado volume de chuva abaixo da média ideal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a especialista em recursos hídricos e engenheira agrônoma Jeane Dantas de Carvalho, que ministrou palestra nesta segunda-feira (24) sobre a utilização da água no estado vizinho, durante o 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul, esse é um dos fatores principais para a crise da água em todo Brasil.
Para garantir o monitoramento e a qualidade dos recursos hídricos, sejam eles subterrâneos ou superficiais, foram criados pelo Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) a Política Estadual de Recursos Hídricos em 1999 e as superintendências regionais para tratar questões relacionadas a licenciamento ambiental em 2007.
“Hoje contamos 580 pontos de monitoramento superficial e para água subterrânea são 60”, explica a especialista, que aponta ainda o interesse de Minas em integrar recursos subterrâneos e superficiais. “Temos em mente um planejamento de integrar esses dois tipos de água junto às redes de quantidade e qualidade”, relata.
Em 2013, foi lançado o portal Info Hidro, um sistema de informações sobre o recurso natural que monitora os 853 municípios de Minas Gerais. O objetivo é coletar, tratar, armazenar, recuperar, disponibilizar e divulgar dados sobre o tema.
“Dentro da página do Igam temos um sistema de meteorologia que funciona vinte e quatro horas por dia e trabalha de aviso à Defesa Civil Municipal alertando sobre eventos como alta ou baixa umidade relativa do ar, possibilidade de focos de incêndio e chuvas, por exemplo”, detalha Jeane.
Minas conta atualmente com 36 unidades de planejamento de recursos hídricos espalhadas pelo território da unidade federativa. De acordo com dados do Igam, R$ 8 milhões foram repassados entre 2010 e 2013 por meio do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais. O estado, juntamente com São Paulo, é um dos mais adiantados com relação ao gerenciamento de recursos hídricos no Brasil.
SERVIÇO
O 1o Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul é realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Av. Waldir dos Santos Pereira, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Mais informações pelo telefone (67) 3345-7492 ou pelo e-mail lasac.ufms@gmail.com.
Comments