Águas subterrâneas como solução dos problemas hídricos
- Luana Afonso
- 24 de mar. de 2015
- 1 min de leitura
Embora o Brasil tenha grandes reservas hídricas, constantemente h
á escassez em algumas cidades. Uma solução para este problema é o uso de águas subterrâneas. No fim da tarde de terça-feira (24), o I Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul contou com uma palestra ministrada pelo presidente da ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), Claudio Pereira de Oliveira, que tratou sobre este assunto.
A legislação que regulamenta o uso desse recurso natural é de 1997, mas a administração dele ainda está em pauta. Para Oliveira, isto é resultado da falta de uma gestão adequada. “A gestão de recursos hídricos não poderá ser por princípio da prevenção, porque o direito faz a gestão, ou seja, tem que ser gestão técnica”, afirma.
Segundo ele, a água como bem natural é renovada constantemente, o que acaba é a qualidade das águas da superfície. Para Oliveira, o uso de recursos hídricos subterrâneos é a solução, a curto prazo, para os problemas de abastecimento.
Além da falta de gestão, o palestrante também destacou a existência de muita burocracia e licenças ambientais para a utilização do recurso. "A influência do direito na área hídrica permitiu a abertura de um manejo sem qualidade técnica de poços artesianos, abrindo espaço para a contaminação e outros problemas dos lençóis subterrâneos", complementa.
SERVIÇO
O 1º Simpósio de Águas Subterrâneas de Mato Grosso do Sul foi realizado entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado na Av. Waldir dos Santos Pereira, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Kommentare